quinta-feira, 11 de agosto de 2011

RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIO FÍSICO, DIETA E EMAGRECIMENTO

Pouca atividade física diária é causa de 1,9 milhões de mortes por ano e, associada aos maus hábitos alimentares, é causa de cinco entre dez fatores de risco para doenças crônicas diz relatório de saúde no Mundo (Monteiro e Sobral Filho citados por Almeida e Santos, 2007).

De acordo com o Relatório de Saúde no Mundo, o sedentarismo atinge 56% das mulheres e 37% dos homens, influenciando os índices de desenvolvimento das doenças crônicas (Monteiro e Sobral Filho, citados por Almeida e Santos, 2007).

A prática regular de exercícios físicos e incorporação de hábitos quotidianos menos sedentários é parte integrante e imprescindível dentre as opções terapêuticas para a obesidade. Além disso, o exercício físico promove adaptações fisiológicas favoráveis, de modo que pessoas que se mantêm ativas ao longo da vida têm menores chances de se tornarem obesas, tem uma melhor distribuição da gordura corporal, com menores depósitos na região abdominal (Nonino-Borges, Borges e Santos, 2006; Marcon e Gus, 2007)

Exercícios mais intensos tornam mais eficiente o gasto energético, pois, mesmo que se utilize uma quantidade menor de gordura durante a atividade, a produção de calor proveniente da oxidação da gordura será maior no total. Nessa condição, o Consumo Excessivo de Oxigênio Após o Exercício (EPOC) é mais prolongado e resulta num estresse metabólico maior com consequênte maior dispêndio calórico para retomar a condição de homeostase (Tharton; Potteiger; Laforgia e colaboradores; Short e Sedlock, citados por Foureaux, Pinto e Dâmaso, 2006).

Os exercícios físicos aeróbicos, como andar de bicicleta, correr, nadar e caminhar favorecem a perda de peso e de massa adiposa, enquanto os exercícios de resistência (musculação) minimizam a redução da taxa metabólica de repouso porque preservam ou aumentam a massa magra durante a dieta hipocalórica.

Segundo Fernandez e colaboradores (2004); Heyward (2004), a associação de exercícios aeróbio e anaeróbio à orientação nutricional maximiza o gasto energético e promove uma redução de peso consideravelmente maior do que a orientação nutricional para emagrecimento usada isoladamente.

Grillo, citado por Fernandez e colaboradores (2004), afirma que apenas o exercício isoladamente não produz perda de peso suficiente em pessoas obesas.

O exercício físico associado à dieta restritiva torna mais fácil a adesão ao controle alimentar, intensifica a perda de peso por promover um balanço energético mais negativo e garante maior sucesso na manutenção da massa magra e redução da massa adiposa (Francischi, Pereira e Lancha Junior, 2001; Dâmaso, Freitas Junior, Cheik, 2003).

De acordo com o Consenso Latino Americano sobre Obesidade 1998 e Francischi e colaboradores citados por Beraldo, Vaz e Naves (2004), a prática crônica de exercícios físicos numa intensidade baixa tem efeito inibitório sobre a fome.

Dieta mais exercícios promovem uma perda de peso gradual (0,5Kg a 1,0Kg por semana) e asseguram maior perda de tecido adiposo com preservação de massa magra (Concenso Latino Americano Sobre Obesidade 1998, Lauber e Sheard, Rolls e Bell, Ross, Janssen e Tremblay citados por Beraldo, Vaz e Naves, 2004).

Mudar o estilo de vida do obeso através da melhora de seu padrão alimentar e também estimulá-lo à prática regular de atividade física é fundamental e imprescindível para a promoção da perda de peso saudável e duradoura (Racette e colaboradores citado por Francischi e colaboradores, 2000; Nonino-Borges e Santos, 2006).

CONCLUSÃO

A Terapia nutricional promovendo o alimentar saudável, qualitativa e quantitativamente, associada à prática regular dos exercícios físicos ao longo da vida constituem, juntos, intervenção eficaz tanto para prevenção, quanto para o tratamento do excesso de peso e obesidade visando a manutenção de um peso e composição de gordura corporal saudáveis.

Abs

Laércio A.

Homeostase: São mecanismos de ações no organismo que fazem com que tudo em nosso corpo permaneça em equilíbrio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário